terça-feira, 18 de junho de 2013

Nota do C.A. sobre as manifestações atuais. @capsicouece


O Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará - CAPSICO - vem por meio desta, manifestar o seu apoio aos protestos que estão ocorrendo e ocorrerão em NOSSA cidade, Fortaleza, e por todo o NOSSO país. Assinalamos que é de extrema importância a participação do povo na luta por melhorias em nossa sociedade, em nossa realidade.

Por muito tempo ficamos calados, por muito tempo ficamos nos resignando e aceitando todo tipo de manobras dos "donos do poder" sobre nossas vidas, nossos destinos, mas não, eles não são os donos do poder. Fazendo todo tipo de mágica e ajustamento para sobrevivermos em uma realidade cada vez mais dura, cada vez mais esmagadora do sujeito ativo e social, imprensando a todos nós na "segurança" de seus lares e em nosso mundinho particular. Fazendo o brasileiro ser mais "craque" no seu dia-a-dia, virando-se para pagar todas as suas contas, alimentar sua família com o mísero salário mínimo que recebe e driblando a polícia para não ser "confundido" com bandido e não apanhar. É, chegou a hora de mudarmos isso, chegou a hora de irmos as ruas nos colocar, mostrar a todos quem somos e o que queremos, mostrar que o povo do "jeitinho" está cansado dos jeitinhos que nossos políticos/senhores do poder fazem com nossas leis e nossos direitos.

Não, não são por "apenas" 20 centavos, que em boa parte de nossa população faz falta e muito, mas é por direitos, direito a condições dignas de vida, direito a ter nossos direitos básicos assegurados (educação, saúde, qualidade de vida e por aí vai) e por direito a se expressar, direito a lutar por mudar essa realidade. Somos o povo que está acostumado com o carnaval, com o samba, com o futebol, não, não negamos que esses três componentes fazem o nosso país, mas queremos também estar acostumados a saúde, a educação, a qualidade de vida, a políticos íntegros, a segurança, a menos desigualdades sociais e tudo o mais.

"Porque eu sou brasileiro
Meu ano só começa quando passa fevereiro
Pobre ou rico ou classe média
Levante a mão de quem já sentiu puxar a sua rédia...

Desculpe se a letra está ficando difícil
É que eu nunca treinei pra fazer comício
Nasci e me criei em Fortaleza
Não tenho e nem faço questão da vossa nobreza."

(Selvagens a procura de Lei - Brasileiro)

P.S.: Aproveitamos para convidar a todxs e também todxs os estudantes do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará, a participar da luta, a participar da História, JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!

Um comentário:

  1. É o início de uma revolução. Esse país nunca mais será como antes (digno de tristeza) e, juntos, alcançaremos uma maior harmonia e felicidade entre nosso povo. Acredito que haverá sim, em pouco tempo, a prática dos direitos constitucionais que deveriam ter sido bem administrados há muito tempo. Não será fácil, mas lutaremos por nossos direitos e esse é o momento oportuno. Estamos juntos galera!

    ResponderExcluir